Faixa etária

  • Estágio pré-natal (concepção até nascimento)
  • Primeira infância (nascimento até 3 anos)
  • Segunda infância (3 a 6 anos)
  • Terceira infância (6 a 12 anos)
  • Adolescência (12 a 20 anos
  • Jovem adulto (20 a 40 anos)
  • Meia-idade (40 a 65 anos)
  • Terceira idade (65 anos em diante)

Estágio pré-natal (concepção até nascimento)

PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS

  • Formação da estrutura e órgãos corporais básicos.
  • O crescimento físico é o mais rápido de todos os períodos
  • Grande vulnerabilidade às influências ambientais.

Primeira infância (nascimento até 3 anos)

PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS

  • O recém-nascido é dependente porém competente.
  • Todos os sentidos funcionam no nascimento.
  • Crescimento físico e desenvolvimento das habilidades motoras são rápidos.
  • Capacidade de aprender e lembrar está presente, até mesmo nas primeiras semanas de vida.
  • Compreensão e fala se desenvolvem rapidamente.
  • Autoconsciência se desenvolve no segundo ano.
  • Apego aos pais e a outros se forma aproximadamente no final do primeiro ano de vida.
  • Interesse por outras crianças aumenta.

Segunda infância (de 3 a 6 anos)

PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS

  • Força e habilidades motoras simples e complexas aumentam.
  • Comportamento é predominantemente egocêntrico, mas a compreensão da perspectiva dos outros aumenta.
  • Imaturidade cognitiva leva a muitas idéias ilógicas acerca do mundo.
  • Brincar, criatividade e imaginação tornam-se mais elaborados.
  • Independência, autocontrole e cuidado próprio aumentam.
  • Família ainda é o núcleo da vida, embora outras crianças comecem a se tornar importantes.

Terceira infância (de 6 a 12 anos)

PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS

  • Crescimento físico diminui.
  • Força e habilidades físicas se aperfeiçoam.
  • Egocentrismo diminui.
  • Crianças passam a pensar com lógica, embora predominantemente concreta.
  • Memória e habilidades de linguagem aumentam.
  • Ganhos cognitivos melhoram a capacidade de tirar proveito da educação formal.
  • Auto-imagem se desenvolve, afetando a auto-estima.
  • Amigos assumem importância fundamental

Adolescência (de 12 a 20 anos)

PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS

  • Mudanças físicas são rápidas e profundas.
  • Atinge-se a maturidade reprodutiva.
  • Capacidade de pensar abstratamente e usar o pensamento científico se desenvolve.
  • Egocentrismo adolescente persiste em alguns comportamentos.
  • Busca de identidade torna-se fundamental.
  • Grupos de amigos ajudam a desenvolver e testar a auto-imagem.
  • Relacionamento com os pais geralmente é bom.

Adulto (de 20 a 40 anos)

PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS

  • Saúde física atinge o máximo, depois cai ligeiramente.
  • Habilidades cognitivas assumem maior complexidade.
  • Decisões sobre relacionamentos íntimos são tomadas.
  • A maioria das pessoas se casa; a maioria tem filhos.
  • Escolhas profissionais são feitas.

Terceira idade (de 65 anos em diante)

PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS

  • A maioria das pessoas é saudável e ativa, embora a saúde e a capacidade física declinem um pouco.
  • Retardamento do tempo de reação afeta muitos aspectos do funcionamento.
  • A maioria das pessoas é mentalmente ativa. Embora a inteligência e a memória possam se deteriorar em algumas áreas, a maioria das pessoas encontra modos de compensação.
  • Aposentadoria pode criar mais tempo para o lazer mas pode diminuir as rendas.
  • As pessoas precisam enfrentar perdas em muitas áreas (perdas de suas próprias faculdades, perda de afetos) e a iminência de sua própria morte.

Livro ciclo da vida
  • Gestação, Parto e Puerpério
  • O Bebê e os Pais
  • O Ciclo Vital da Família
  • A Criança de 0 a 3 anos
  • A Criança Pré-Escolar
  • A idade Escolar: Latência (6 a 12 anos)
  • A Puberdade
  • A Adolescência
  • Adultos Jovens, seus Scripts e Cenários
  • Idade Adulta: Meia-Idade
  • A Velhice
  • A Morte: Última Etapa do Ciclo Vita

O NEURÔNIO
  • O neurônio é a unidade funcional do cérebro.
  • Um neurônio pode receber milhares de conexões sinápticas de outros neurônios, uma vez que o cérebro humano apresenta, aproximadamente, 10 neurônios.
  • Calcula-se que o número total de genes do DNA humano chegue a 100.000. Desses, talvez 50.000 sejam funcionais exclusivamente no cérebro, o que sugere a enorme complexidade do controle genético sobre o cérebro e seu desenvolvimento.
 

 
Estágios

I. Sensório-Oral (Infância)
II. Anal-Muscular
III. Genital-Locomotor
IV. Latência (Idade escolar)
V. Puberdade e Adolescência
VI. Adulto Jovem
VII. Adulto

Crise Psicossocial

Confiança Básica X Desconfiança
Autonomia X Vergonha, Dúvida
Iniciativa X Inferioridade
Atividade X Inferioridade
Identidade X Confusão de Identidade
Intimidade X Isolamento
Generatividade X Estagnação
Integridade de Ego X Desespero